Bici-processadora de Mandioca

Comunidade envolvida: Comunidade do Brejão, em Jaborandi-BA.

Contexto: Os moradores da Comunidade do Brejão, em Jaborandi-BA, enfrentam grandes dificuldades no dia a dia para obter farinha de mandioca. As atividades de descascar e ralar a mandioca foram apresentadas como etapas muito trabalhosas no processo, levando muito tempo e dependendo do trabalho de 3 ou mais pessoas da família. Uma equipe decidiu enfrentar esse desafio desenvolvendo uma tecnologia barata, eficiente, que pudesse ser construída com materiais locais e que não necessitasse de energia elétrica.

Funcionamento: O protótipo construído foi uma máquina movida a pedal, aproveitando uma bicicleta antiga, que roda um eixo com dois acessórios metálicos para descascar e ralar a mandioca.

Status: Protótipo funcional. A máquina demonstrou-se eficiente, mas notaram a necessidade de ajustes na transmissão para tornar a pedalada mais confortável, pois da forma que ficou requeria muita velocidade. Esse ajuste deve ser feito em uma próxima versão. A comunidade ficou entusiasmada com o equipamento, que provavelmente será ajustado e replicado para o uso por mais famílias.