Bicimáquina de Lavar Roupas – Modelo 2

Comunidade envolvida: Comunidade dos assentamentos Paraná e Capim de Cheiro, em Mambaí-GO.

Contexto: No assentamentos Paraná e Capim de Cheiro, em Mambaí-GO, o processo de lavagem de roupas na maioria das vezes é realizado manualmente, pelas mulheres, que relatam cansaço físico, dores na mãos e nas costas. A quantidade de roupas que uma família gera por semana para lavar é grande e muitas vezes o enxágue é feito no rio, gerando poluição. Algumas famílias têm tanquinho, que lava mas não centrifuga, uma etapa que gera muita dor nas mãos. Uma máquina de lavar com centrífuga é muito cara para a renda dessas famílias, e gastaria mais energia elétrica.

Funcionamento: O sistema projetado, movimentado por uma bicicleta, é composto por dois tanques, um dentro do outro. O interno gira quando ao pedalar a bicicleta: com água e sabão, a roupa é lavada, e sem água, funciona como uma centrífuga, para secagem.

Status: Protótipo funcional. Dentre as propostas para melhorias em uma próxima versão, perceberam que se a bicicleta tivesse marchas o trabalho seria mais leve. Pensam também que poderiam criar uma estrutura para encaixar a bicicleta para a lavagem e de forma que a roda não precisasse ser retirada, facilitando sua remoção para uso como transporte.