Bomba com Roda D’água Flutuante
Comunidade envolvida: Comunidade dos assentamentos Paraná e Capim de Cheiro, em Mambaí-GO.
Contexto: No assentamentos Paraná e Capim de Cheiro, em Mambaí-GO, os agricultores enfrentam dificuldades no transporte de água do rio até suas casas e plantações. Atualmente, cada morador necessita improvisar seu próprio sistema para que possam utilizar essa água, muitas vezes com alto consumo energético. Durante a oficina, a comunidade desenvolveu um sistema de baixo custo, em parte reaproveitando recursos disponíveis localmente.
Funcionamento: Fizeram uma roda d´água flutuante, que utiliza a correnteza do próprio rio para bombear água, sendo o sistema capaz de se adaptar às mudanças de nível do rio. Foram utilizadas duas rodas de bicicletas interligadas por um eixo horizontal. As pás foram feitas a partir de lâminas de zinco, e fixadas nos raios das rodas com arames. O sistema da bomba foi construído com tubos PVC com duas válvulas de retenção. Para a flutuação do sistema foram reaproveitados 4 galões de 20 litros de capacidade.
Status: Protótipo funcional. O teste da roda d´água foi realizado com uma mangueira de 20m e um desnível de aproximadamente 5 metros, sendo verificada a capacidade do sistema em bombear água nessas condições. Para uma próxima versão, pretende-se ampliar a capacidade da bomba e das válvulas para aumentar sua vazão, e instalar um funil no sentido contrário à correnteza do rio para aumentar a área de captação da bomba.