Bomba Portátil para Extração de Mel de Abelhas Nativas

Comunidade envolvida: Comunidades e instituições do Baixo Tapajós (Projeto Saúde e Alegria, CITA, FOQS, UFOPA, ICMBIO, Sapopema e EMATER-PA), comunidade do Assentamento Oziel Alves 3 de Planaltina-DF (Aprospera)

Contexto: Atualmente, a coleta do mel de abelhas nativas na região do Baixo Tapajós é feita com a perfuração dos potes de mel e a virada da melgueira inteira, ou mesmo da caixa inteira quando não há separação entre o ninho e os potes de mel, sobre uma peneira e um balde. Esse método é bastante propício à contaminação. A equipe desse projeto debruçou-se sobre diferentes métodos para a sucção do mel diretamente dos potes, sem a necessidade de viragem das melgueiras, uma prática reconhecidamente mais asséptica.

Funcionamento: Foi proposto o desenvolvimento de um equipamento portátil para sucção do mel, movido a bateria, que pudesse ser utilizado em campo, mesmo em localidades sem a disponibilidade de rede de energia elétrica. Utilizou-se uma mini-bomba elétrica de 12v, acondicionada em um tubo de PVC de 40mm de diâmetro, com um interruptor para ligar/desligar a bomba, um bico para a entrada do mel e uma mangueira de saída para um pote de vidro. Este sugador é alimentado por uma fonte DC de 12v/5A ou por um pack de baterias de lítio 18650 de 3,7v.

Status: Funcional. Em fase de ajustes finais para elaboração de guia de fabricação e testes.