Equipamento para a Coleta de Capim Flechinha
Comunidade envolvida: Comunidades coletoras de sementes nativas para restauração ecológica da região da Chapada dos Veadeiros-GO e técnicos da Rede de Sementes do Cerrado.
Contexto: O capim Echinolaena inflexa, popularmente conhecido como capim Flechinha, é importante tanto do ponto de vista de seu papel ecológico na restauração do Cerrado, como do ponto de vista econômico para as comunidades coletoras, pois tem alto valor no mercado. Sua coleta no entanto é bastante difícil, pois os pendões são baixos, demandando um trabalho cansativo e doloroso para os coletores, que por isso muitas vezes se sentem desestimulados em coletar essa espécie. Essa equipe experimentou diferentes métodos para facilitar essa coleta: aparatos com cabos longos dotados de pentes de diferentes materiais e formas em suas pontas, bem como tesouras acionadas por gatilhos, mas nenhum demonstrou funcionamento satisfatório.
Funcionamento: Por fim, surgiu a idéia de adaptar um cutelo de colheita de arroz a um cabo longo, em um angulo específico, para cortar os pendões com golpes. Os pendões eram cortados, mas arremessados à distância, e então foi prototipado também uma espécie de anteparo para coletar os mesmos, em formato de um “gol” fabricado com estrutura de PVC e lona plástica. A idéia é que essa estrutura seja dobrável, leve e portátil, podendo ser transportada com facilidade em campo e posicionada em frente a cada touceira antes do corte.
Status: Protótipo funcional, parece promissor. Precisa de mais testes e de prática dos coletores para se tornar eficiente. Podem ser experimentados futuramente diferentes materiais para tornar o equipamento de corte mais leve, como diferentes cabos, e a lâmina mais afiada. O dispositivo de anteparo também poderia ser confeccionado em plástico corrugado, material bastante leve e que possibilitaria a construção de um dispositivo auto-portante e dobrável.