Quebrador Elétrico de Cumaru

Comunidade envolvida: Comunidades e instituições do Baixo Tapajós (Projeto Saúde e Alegria, CITA, FOQS, UFOPA, ICMBIO, Sapopema e EMATER-PA), comunidade do Assentamento Oziel Alves 3 de Planaltina-DF (Aprospera)

Contexto: O processo de quebrar o cumaru é tradicionalmente feito a mão, com martelo. O objetivo é extrair a semente que está dentro do fruto. O cumaru é conhecido como a baunilha brasileira e tem usos diversos, desde a culinária até produtos cosméticos. Por isto, o cumaru é um elemento fundamental na economia das comunidades que o colhem e processam. Considerando que as comunidades na região do Baixo Tapajós incluíram em anos recentes essa colheita em seus sistemas agroflorestais, e que com a inauguração do Ecocentro, uma agroindústria que está sendo construída na região, a demanda pelo produto vai aumentar. Por isso surgiu a necessidade de desenvolver uma ferramenta para facilitar a quebra do fruto seco e a extração das sementes antes da entrega no Ecocentro.

Funcionamento: Um braço rotativo com uma roldana na ponta é adaptado ao eixo de um motor de limpador de para-brisas. Sua rotação levanta um pistão vertical, que ao ser liberado, é impulsionado na descida por meio de um elástico – liga de soro, funcionando como um martelo, que gera um impacto suficiente para quebrar o fruto seco, sem danificar a semente. O acionamento do motor requer o acionamento de dois botões ao mesmo tempo, de forma que as duas mãos do usuário estejam ocupadas e fora da área de impacto, evitando acidentes. A cada vez que os botões são acionados, o motor dá uma volta, gerando um impacto sobre o fruto que estará fixado no local de quebra por meio de duas escovas. Uma chave de fim de curso está posicionada de forma que o motor faça uma parada a cada volta, com o martelo suficientemente levantado para a inserção de um novo fruto. O fruto deve ser colocado entre as escovas pelo lado direito. Uma vez quebrado, ao colocar um novo fruto para quebra, o fruto já quebrado é empurrado para a  rampa de saída, na lateral esquerda do equipamento, e cai em um balde coletor.

Status: Funcional. Guia de fabricação publicado, pronto para testes.