Serviços e Consultorias

O Instituto Invento realiza projetos nas áreas de educação, desenvolvimento, disseminação e inovação tecnológica, com parcerias e recursos provenientes de instituições públicas ou privadas. Nosso foco é a solução de pequenos e grandes e desafios com tecnologias criativas e de baixo custo.

Serviços e Consultorias

O Instituto Invento realiza projetos nas áreas de educação, desenvolvimento, disseminação e inovação tecnológica, com parcerias e recursos provenientes de instituições públicas ou privadas. Nosso foco é a solução de pequenos e grandes e desafios com tecnologias criativas e de baixo custo.

“Em uma semana (de oficina) aprendi mais do que tinha aprendido em 20 anos!” Benezildo, ribeirinho da Resex Atapajós-Arapiuns.

Serviços

O Instituto Invento oferece uma gama variada de serviços para agentes públicos, privados e terceiro setor: oficinas de co-criação de tecnologias apropriadas com comunidades, desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a ciência cidadã e monitoramento, palestras e consultorias. Você tem uma idéia ou demanda? Entre em contato conosco!

Oficinas

O Creative Capacity Building (CCB), que no Brasil chamamos de Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com Comunidades,  é uma metodologia criada pelo D-Lab/MIT que promove o design pelos beneficiários e usuários pretendidos, procurando capacitá-los para serem criadores ativos de tecnologia, e não apenas receptores passivos. Ao fazer isso, as comunidades não apenas desenvolvem suas habilidades de design e prototipagem, mas sentem um sentimento de orgulho e realização naquilo que criaram, um senso maior de agência e crença em sua capacidade de impactar e melhorar sua situação.

O treinamento do CCB é geralmente um workshop prático de cinco dias que ensina o processo de design e expõe os participantes a uma variedade de tecnologias que podem melhorar suas vidas e meios de subsistência. Como parte do treinamento, os participantes identificam projetos para trabalhar como uma estrutura para aplicar os elementos do processo de design à medida que os aprendem. Eles também aprendem algumas habilidades básicas de prototipagem e desenvolvem protótipos simples e funcionais.

Os treinamentos do CCB são normalmente conduzidos por dois facilitadores e um assistente que gerenciam a logística, entregam o conteúdo, executam as atividades e orientam todas as equipes de projeto. Em alguns casos, quando o treinamento é maior (mais de 20 participantes) ou quando os participantes vêm de diversas origens ou locais, é útil ter facilitadores de design para cada equipe e um instrutor líder (ou par de instrutores) que gerencia o grupo. logística geral e instrução.

Criado pela fundadora do MIT D-Lab, Amy Smith, em 2007, o International Development Design Summit (IDDS) é um treinamento prático de design que reúne um grupo diversificado de pessoas para co-projetar soluções de baixo custo para os desafios enfrentados pelas pessoas que vivem na pobreza.

Os encontros enfatizam a ideia de que projetar com as comunidades é mais poderoso do que projetar soluções para elas. Durante um encontro, os participantes trabalham em equipes com membros da comunidade para aprender o ciclo de design, identificar problemas e soluções e testar protótipos.

As cúpulas de design podem durar duas semanas ou um mês e geralmente ocorrem em um país em desenvolvimento. Algumas cúpulas se aprofundam em um tópico específico, como sistemas de resíduos urbanos, enquanto outras abordam tópicos amplos como agricultura, saúde e educação. Tudo resulta em protótipos viáveis.

O impacto e os resultados das cúpulas são monitorados e avaliados de perto. Um estudo mostrou que dois terços dos entrevistados ensinaram design e co-criação a outros nos 12 meses após o IDDS, mais da metade estava trabalhando em uma inovação ou empreendimento e mais da metade aplicou o design colaborativo em seu trabalho.

Depois que a cúpula terminar, os participantes da IDDS se tornarão parte da crescente Rede Internacional de Inovação para o Desenvolvimento (IDIN) de mais de 1.000 membros. Além dos membros individuais, alguns grupos locais de membros da rede (capítulos) e centros locais de inovação também levam o nome IDIN.

 

Até o momento, houve 24 IDDS em 11 países. O Instituto Invento, em parceria com o World-Transforming Technologies e Projeto Saúde & Alegria, estão organizando o IDDS Amazônia 2020, que será realizado no Centro Experimental Floresta Ativa, localizado na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém-PA.

Desenvolvimento Tecnológico

O Instituto Invento desenvolve tecnologias de baixo custo para grandes e pequenos problemas. Um exemplo é o Projeto AeTrapp – Monitoramento Cidadão de Focos de Mosquitos Aedes (www.aetrapp.org), um dos vencedores do Desafio Google de Impacto Social 2016. Temos experiência na formação de redes de colaboradores de peso para a solução de problemas complexos.

Palestras

Já oferecemos palestras em universidades, órgãos públicos e conferências internacionais sobre design, co-criação, ciência cidadã, movimento maker e sua adaptação em comunidades vulneráveis, entre outros temas. A própria história do Instituto Invento é bastante inspiradora.

Consultorias

O Instituto Invento é formado por uma equipe multidisciplinar experiente e criativa, e conta com uma rede de apoio bastante ampla. Oferecemos consultorias nas áreas de desenvolvimento tecnológico, metodologias participativas para design em coletivo, entre outros temas. Constulte-nos.