Sobre o INVENTO

Nossa missão é contribuir para a sustentabilidade de comunidades rurais e urbanas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, econômica, cultural ou ambiental, por meio da educação, pesquisa, desenvolvimento, co-criação e disseminação de tecnologias apropriadas.

Sobre o INVENTO

Nossa missão é contribuir para a sustentabilidade de comunidades rurais e urbanas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, econômica, cultural ou ambiental, por meio da educação, pesquisa, desenvolvimento, co-criação e disseminação de tecnologias apropriadas.

“O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.” Milton Santos

Sobre o
Instituto
Invento

Sobre o Instituto Invento

O Instituto Invento de Tecnologias Apropriadas para a Sustentabilidade é uma organização sem fins lucrativos que colabora com a sustentabilidade e resiliência de comunidades por meio da educação, desenvolvimento, co-criação, adaptação e disseminação de tecnologias apropriadas. O Instituto desenvolve suas atividades em parcerias com comunidades rurais e urbanas, terceiro setor, universidades, institutos de pesquisa, governos e redes internacionais.

Nossa história

O Instituto Invento foi formado a partir do encontro de membros brasileiros da IDIN (International Development Innovation Network, ou Rede Internacional de Inovação para o Desenvolvimento) com outros profissionais criativos das áreas de agroecologia, permacultura, energias alternativas e negócios. A IDIN, por sua vez, foi criada pelo D-Lab, um departamento do MIT (Instituto de Tecnologias de Massachusetts) que promove o design para um mundo mais justo. A proposta dos fundadores do Invento era realizar com mais intensidade no Brasil esse trabalho, que já vinha sendo realizado há quase duas décadas em mais de 60 países com resultados reconhecidos por todo o mundo. O Instituto Invento foi fundado em 2018, e em menos de um ano já formou, por meio das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas, em 6 comunidades do Cerrado, Amazônia e de Oaxaca, México, 149 comunitários – 82 mulheres e 67 homens – com os quais co-criou 25 tecnologias apropriadas. Já promoveu também diversas palestras e mini-cursos na Universidade de Brasília.

O Instituto Invento coordena o Projeto AeTrapp – Monitoramento Cidadão de Focos de Mosquitos Aedes, incubado no WWF-Brasil e um dos vencedores do Desafio Google de Impacto Social 2016. A Fundação Oak apóia o Instituto com recursos para a sua estruturação inicial e para a continuidade do Projeto AeTrapp.

Com parceiros importantes estamos formando um ecossistema de inovação baseado na co-criação, e não na transferência tecnológica.

Nossa equipe

bbressan@invento.org.br – Engenheira Elétrica, com MBA em Gerenciamento de Projetos. Atua profissionalmente na área socioambiental desde 2014, quando se especializou em políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no departamento de clima e sustentabilidade do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Trabalhou para Engenheiros Sem Fronteiras em Brasília como Diretora de Projetos de 2015 a 2017. Membro da rede IDIN desde 2016 depois de participar do IDDS Amazon. Trabalhou como gerente de comunidade no Centro de Inovação Vila Nova Esperança em São Paulo de outubro de 2016 a março de 2017. De volta a Brasília em 2017, fundou a FLAMMA, empresa que trabalha em uma rede de colaboradores, com a missão de transformar os problemas de resíduos geração em oportunidades e na realização de pesquisas na área de recuperação de energia residual. Diretora Financeira e sócia fundadora do Instituto Invento.

calzateg@invento.org.br – Formada em Engenharia Biológica pela Universidade Nacional da Colômbia – sede Medellín (2010). Ela defendeu seu doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília em sistemas de alimentação, segurança alimentar, conhecimento ecológico tradicional e agroecologia, no Haiti e na República Dominicana. Ela trabalhou em questões como: conflitos na Colômbia rural, restauração ecológica, restauração de territórios afetados pela mineração. Atualmente trabalha no Núcleo de Agroecologia da UnB (NEA / UnB), principalmente nas áreas de tecnologia social, segurança alimentar e agroecologia. Ela também trabalha no Instituto Invention, desenvolvendo tecnologias apropriadas e sustentáveis ​​com as comunidades. Participou do IDDS Colômbia 2018 e organizou CCBs no Brasil (Paracatu 2018, Planaltina 2018, Amazônia 2019, Descoberto 2019). Atualmente é uma das organizadoras do ToT LaTam, que acontecerá no Brasil em 2019.

frara41@gmail.com – Engenheiro Mecânico, mestre em ciências em geofísica, agricultor orgânico, praticante e instrutor de permacultura.Trabalhou no setor privado em pesquisas geofísicas para aplicações em proteção ambiental, águas subterrâneas e mineração. Entrou para o serviço público em 1998 como especialista em políticas públicas e gestão governamental. Trabalhou por 14 anos no Ministério do Meio Ambiente e agora trabalha com estratégias de monitoramento da biodiversidade no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Está envolvido em diversas atividades comunitárias e mantém blogs sobre práticas sustentáveis ​​(www.sustentavelnapratica.net) e atividades ao ar livre (www.excursionismoplanaltocentral.blogspot.com.br). Seus principais interesses no momento são produção orgânica e agroecológica, automação agrícola de pequena escala, caminhadas, aeromodelismo, rádio amador, carpintaria, serralharia, eletrônica, mecânica e desenvolvimento e compartilhamento de soluções de sustentabilidade para a escala nacional. É membro do Calango Hacker Clube desde 2014. Sócio fundador do Instituto de Tecnologias Apropriadas para a Sustentabilidade.

odascatolini@invento.org.br – Biólogo, especialista em computação, técnico em eletrônica e marceneiro. Trabalhou por 9 anos como analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente para a sustentabilidade de comunidades tradicionais, pequenos agricultores e povos indígenas. Membro da rede IDIN, tem experiências em facilitação, design e co-criação de tecnologias com comunidades em países da América Latina, África e Ásia. Idealizador do Projeto AeTrapp – Monitoramento Cidadão de Focos de Mosquitos Aedes, um dos vencedores do Desafio Google de Impacto Social 2016. Diretor Executivo e sócio fundador do Instituto Invento.

moreirarodrigo@hotmail.com – Administrador pela UDF, MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD / UFRJ. Iniciou sua carreira implantando sistemas de qualidade para a certificação ISO 9000 em empresas de diferentes setores, tendo certificado o sistema no WWF-Brasil. Trabalhou em Recursos Humanos na Brasil Telecom e desenvolveu produtos financeiros na Caixa Seguros, uma subsidiária da CNP Assurance no Brasil. Atualmente é funcionário público da Câmara dos Deputados do Brasil, membro eleito do Comitê Técnico Consultivo da Funpresp-Legis e membro do Conselho Fiscal do Instituto Invento.

rogerio.dias@invento.org.br – Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1979,trabalhou no Ministério da Agricultura no período de 1982 a 2017, onde foi responsável pela área de agroecologia e produção orgânica desde 1999. Coordenou o processo de criação e implementação do marco legal para a produção orgânica no Brasil. Participou da criação e implementação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. É produtor orgânico desde 1987, na Chácara Jacarepaguá – Espaço de Vivências Agroecológicas. Atualmente é vice-presidente para a Região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA.

zare@invento.org.br – Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), mestre em Desenvolvimento e Agricultura e graduado em Agronomia. Trabalhou no terceiro setor e em instituições dos três níveis de administração pública, consultor na área de Desenvolvimento e Sustentabilidade. Tem experiência na área de gerenciamento e monitoramento de projetos, estratégias de conservação da biodiversidade por meio do uso sustentável, gestão de unidades de conservação, assessoria e consultoria em desenvolvimento rural através de metodologias participativas, com ênfase em agroecologia e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Participou do IDDS ACC – Fusagasuga / Colômbia e organizou CCBs no Brasil (Paracatu 2018, Planaltina 2018, Descoberto 2019). Atualmente é um dos organizadores do ToT LaTam, que acontecerá no Brasil em 2019. Sócio fundador do Instituto Invento.

Nossos Amigos e Parceiros

Foi a instituição incubadora do Projeto AeTrapp, um dos vencedores do Desafio Google de Impacto Social 2016, que agora encontra-se sob coordenação do Instituto Invento. Foi a promotora das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades das bacias do Peruaçu, MG e Descoberto, DF, ambas em 2019. Está apoiando a realização CCB Trainning of Trainners Latinoamérica 2019, promovido pelo Instituto Invento com o D-Lab/MIT, C-Innova (Colômbia), Universidade de Brasília e ICMBio.

www.wwf.org.br

Parceiros na realização das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades do Pipiripau, DF, e Paracatu, MG, ambas em 2018. Parceiros também na realização do CCB Trainning of Trainners Latinoamérica 2019 e na realização de palestras e mini-cursos no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Faculdade de Agronomia e Veterinária da UnB.

http://www.nea.unb.br/

Parceiros na realização da Oficina de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em 2019, e na realização do IDDS Amazônia 2020, a ser realizado no próximo ano na mesma região.

www.wttventures.net

Parceiros na realização da Oficina de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em 2019, e na realização do IDDS Amazônia 2020, a ser realizado no próximo ano na mesma região.

www.saudeealegria.org.br

Parceiros na realização da Oficina de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas no Centro de Formação Gabriela Monteiro, em Brazlândia, DF, 2019.

www.mst.org.br

Parceiros na realização da Oficina de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas na Bacia do Peruaçu, em Januária, MG, 2019.

www.facebook.com/cooperuacu/

Parceiros na realização das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades do Pipiripau, DF, e Paracatu, MG, ambas em 2018.

www.embrapa.br/cerrados/

Parceiros desde a idealização do Instituto Invento, contribuem com as metodologias utilizadas com as comunidades, com a realização do CCB Trainning of Trainners Latinoamérica 2019 e com o IDDS Amazônia 2020.

www.d-lab.mit.edu

As organizações e indivíduos da rede IDIN colaboraram com o Instituto Invento nas Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades do Pipiripau, DF, e Paracatu, MG, em 2018, e colaboram com a realização do CCB Trainning of Trainners Latinoamérica 2019 e com o IDDS Amazônia 2020.

www.idin.org

Instituição membro da rede IDIN na Colômbia, é parceira na realização das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades do Pipiripau e Paracatú, em 2018, e na a realização do CCB Trainning of Trainners Latinoamérica 2019.

www.c-innova.org

Parceiros na realização das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades de Paracatu, MG, em 2018.

www.facebook.com/cooperfan.noroeste.com.br/

Parceiros na realização das Oficinas de Co-Criação de Tecnologias Apropriadas com as comunidades do Pipiripau, DF, em 2018. Também parceiros na ideação do projeto SACI: Sistemas Agro Cerratenses Integrados que utiliza princípios do design com comunidades para inovar em sistemas  mais resiliêntes e adaptados ao bioma Cerrado.

www.facebook.com/aprosperaCsa/

Financiam a execução do Projeto AeTrapp – Monitoramento Cidadão de Focos de Mosquitos Aedes, e a estruturação inicial do Instituto Invento.

www.oakfnd.org

Parceiro na realização CCB Trainning of Trainners Latinoamérica 2019 na região de Mambaí-GO.

www.icmbio.org.br